Oradores | V Jornadas Fical

Ana Velosa, é Professora Associada do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro. Possui um Mestrado em Planeamento Urbano (Universidade do Porto) e um Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de Aveiro (2006) com tese na área da caracterização e desenvolvimento de materiais para a reabilitação do património edificado. Ministra cursos nas áreas da Física de Edifícios, Tecnologia da Construção, conservação e Reabilitação de Edifícios.
É supervisora de estudantes de mestrado e doutoramento, com supervisão de teses já concluídas. Coordenou e participou de vários projectos de investigação e publicou um número significativo de artigos em revistas e conferências nacionais e internacionais. Atualmente é Diretora do Mestrado em Engenharia Civil da Universidade de Aveiro. Mais informação em: https://www.researchgate.net/profile/Ana_Velosa
 
António Candeias, Químico, Professor Auxiliar do Departamento de Química da Universidade de Évora, director do Laboratório HERCULES – Universidade de Évora e Diretor do Laboratório de Conservação e Restauro José de Figueiredo.
 
António Santos Silva, é Químico pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa desde 1990 e tem doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade do Minho desde 2005. É investigador no Departamento de Materiais do LNEC desde 1992. Seu principal foco de pesquisa é o estudo dos materiais, incluindo a sua caracterização e desempenho, em particular a sua mineralogia e avaliação microestrutural. De entre as suas principais temáticas de investigação inclui-se os estudos sobre materiais compatíveis para a conservação do património histórico. Tem participado em projectos de investigação internacionais e nacionais relacionados com a conservação das estruturas e edifícios históricos. No decorrer da sua actividade, tem vindo a supervisionar teses de mestrado e doutoramento. É autor e/ou co-autor de mais de 200 publicações, incluindo cerca de 50 artigos em revistas internacionais de referência científica. (link Cvitae)
 
Eduardo Fortunato, é Eng.º. Civil, Mestre e Doutor em Engenharia Civil pela Universidade do Porto e Mestre em Gestão de Empresas pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Tem uma pós graduação em Ciências Empresariais com Especialização em Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial e uma pós graduação em Gestão de Projetos. É membro Sénior e Especialista em Geotecnia da Ordem dos Engenheiros. É Investigador Principal e Chefe do Núcleo de Infraestruturas de Transportes do LNEC. Como Professor Associado Convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto é responsável pela disciplina de Obras de Aterro. Desenvolve a sua atividade, há cerca de 23 anos, no âmbito da investigação relacionada com a conceção, construção, manutenção e avaliação do comportamento de obras geotécnicas e infraestruturas de transportes, nomeadamente rodoviárias e ferroviárias. Tem realizado palestras em universidades e instituições de investigação em várias partes do mundo, e é autor de mais de duas centenas de publicações, que incluem relatórios, livros técnicos, comunicações a reuniões científicas e técnicas e artigos em revistas. Participou em júris de provas académicas, orientou diversos trabalhos científicos, lidera projetos de investigação e tem colaborado em comissões técnicas e grupos de trabalho internacionais.
 
Fco. Javier Alejandre Sánchez se doctoró en Ciencias Químicas en 1997, es profesor Titular de Universidad e imparte docencia de asignaturas de materiales de construcción en la Escuela Técnica Superior de Ingeniería de Edificación en la Universidad de Sevilla desde 1996. En 2005 pasó a dirigir el grupo de investigación denominado "Materiales y Construcción TEP-198" habiendo desarrollado una amplia actividad investigadora sobre caracterización y tratamientos de conservación en materiales de construcción históricos y patrimoniales (yeserías, morteros, tapiales, ladrillos, azulejos, etc.) en excavaciones arqueológicas y edificios y monumentos patrimoniales. Ha participado en más de un centenar de contratos y proyectos de investigación financiados por entidades públicas y privadas, que le han permitido conseguir una amplia producción científico-técnica en artículos, libros y capítulos de libros, aportaciones a congresos. Finalmente destacar que en el año fue el responsable y miembro del comité organizador de las III Jornadas FICAL (Foro Ibérico de la Cal) celebradas en Sevilla en septiembre de 2012. Más información (https://investigacion.us.es/sisius/sis_showpub.php?idpers=4393)
 
Giovanni Borsoi, Licenciado e Mestre em Química Aplicada ao Património Cultural pela Universidade Cá Foscari de Veneza; com estudos na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e bolsa europeia para estágio no Departamento de Materiais do LNEC.
Durante 3 anos foi bolseiro de investigação no Departamento de Edifícios do LNEC, num projeto que visava a conservação e durabilidade de argamassas históricas através o uso de produtos consolidantes. Atualmente é bolseiro de doutoramento na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Delft (Holanda), onde desenvolve o projeto intitulado ´Materiais nanoestruturados a base de cal para a conservação e restauro de pedras e revestimentos históricos’. O LNEC é instituição de acolhimento e responsável pelo desenvolvimiento de parte do doutoramento. Autor de numerosas publicações em conferencias e revistas internacionais, é especializado em produtos e tecnologias específicas da conservação do património construído.
 
Joan Mestre Ramis (Felanitx, Mallorca, 1948), Licenciado en Ciencias Económicas (1972). Profesor de Estructura Económica de la UAB (1973-1982). Colaborador de “Lecturas de estructura económica mundial” CIDOB, Barcelona 1976. Colaborador de “Evolución Económica de Balears” (1977-1981) de Banca Catalana y Sa Nostra. “Dades Balears” Consell General Interinsular (1981-1982) Coautor “Estructura Industrial y Comercial de Baleares. Base informativa para el Libro Blanco de la Industria Balear” (1983) OPIB-CGI. Miembro del equipo dirigido por Juan Antonio Payno Galvarriato de “La Economia de las Baleares a la hora de la CEE”, (1985) Banco Exterior de España – Govern Balear. Colaboración “Economía de las Comunidades Autónomas: Baleares. La agricultura. Sector en crisis” (1990) en Papeles de Economía Española nº 8. Director (jubilado) fábrica de cal en Mallorca, con horno horizontal y producción de cal en pasta y morteros, pigmentados (1985-2013). Promotor y Presidente de FICAL (2008-2014) joanmestreramis@hotmail.com
 
João Appleton, Engenheiro Civil, IST, 1971. Especialista de Edifícios, LNEC, desde 1981. Investigador Coordenador em Reabilitação de Edifícios, LNEC, desde 1991. Professor Convidado do Instituto Superior Técnico, 1983 a 1997.
Conselheiro Superior de Obras Públicas e Transportes, 1997 a 2007.
Professor Catedrático Convidado da Universidade Católica Portuguesa, 2007 a 2013. Professor Convidado da Universidade de Évora, 1994 a 2005. Integra actualmente a empresa A2P Estudos e Projectos onde é autor e coordenador de muitos projetos de reabilitação de edifícios antigos.
 
jaguiar
 
José Aguiar, Licenciado em Arquitectura em 1986 FAUP/FAUTL; Doutorado em Conservação do Património Arquitectónico pela UE, 1999; Professor Associado da FAUTL na área de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Design; responsável científico pelo grupo de disciplinas de Conservação, Restauro e Reabilitação Arquitectónica; é Vice-Presidente do Conselho Científico da FAUTL. Foi Presidente do ICOMOS-Portugal (2008-2011) sendo atualmente Vice-presidente. Exerceu prática profissional enquanto Arquiteto, e tem relevante experiência de Assessoria e Consultoria técnico-científica no domínio da conservação do património arquitectónico e urbano; foi fundador da SPPC e membro da Direção da (SRS) Ordem dos Arquitectos. Docente convidado em cursos nacionais e estrangeiros de pós-graduação em conservação e reabilitação (U. Coimbra, U. Évora, ISCTE, IST, Universidade de Sevilha, Complutense de Madrid, CERR-Veneza, UFRGS-Brasil, etc.).. Mais informação em:http://www.fa.ulisboa.pt/docentes/index.php?option=com_content&view=article&id=1238:jose-manuel-aguiar-portela-da-costa
 
jalvarez
José Ignacio Álvarez, Catedrático de Química Inorgánica en la Universidad de Navarra. Líneas de investigación en materiales de construcción conglomerantes, morteros de cal aérea, morteros de cemento, comportamiento físico-mecánico y reológico, diseño e incorporación de aditivos mejoradores de propiedades y nuevos agentes fotocatalizadores. Investigador Principal del grupo Materiales Inorgánicos y Medio Ambiente. Ha participado en 13 Proyectos de Investigación, de ellos 11 como Investigador Principal. Autor de más de 60 informes científico-técnicos y co-autor de más de 67 publicaciones. 30 de esos trabajos han sido publicados en revistas del primer cuartil del JCR (Q1) de su categoría. Co-inventor de una patente, aprobada en España y EEUU: Use of carboxymethyl chitosans as additives in agglomerating compositions. Director de más de 20 trabajos de investigación (Tesis Doctorales, Fin de Master, Fin de Carrera). Autor de más de 40 comunicaciones a Congresos Internacionales. Miembro de ICOMOS, Consejo Internacional de Monumentos y Sitios Históricos (UNESCO). Evaluador de proyectos nacionales e internacionales: de la Unión Europea, Environment Protection Agency de EEUU, Gobierno de Chipre, Ministerio de Educación (Rumanía) y Portuguese Foundation for Science & Tech. Evaluador de Proyectos para ANEP, áreas de Tecnología de Materiales, Materiales, y Construcción, con más de 20 proyectos evaluados en los Programas Nacionales (link CVitae: http://www.unav.edu/departamento/mimed/alvarez).
 
Maria do Rosário Veiga é licenciada em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico desde 1981 e doutorada em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 1997. É Investigadora Principal com Habilitação no Departamento de Edifícios do LNEC e Chefe do Núcleo de Revestimentos e Isolamentos. No LNEC, coordena e participa em projetos de investigação, nacionais e internacionais e também em investigação por contrato para empresas e entidades externas. A sua área de investigação incide sobre revestimentos de paredes, tecnologia, materiais e exigências de desempenho e desenvolve estudos, nomeadamente, sobre revestimentos de edifícios históricos e soluções de conservação.
É membro da Comissão da RILEM SGM Specifications for non-structural grouting of historic masonries and architectural surfaces e é representante nacional no grupo de preparação de Guias para Aprovação Técnica Europeia de ETICS (Sistemas Compósitos de Isolamento Térmico pelo Exterior). Tem orientado diversas Teses de Doutoramento e de Mestrado. É membro do programa de doutoramento EcoCore, financiado pela FCT. É autora de diversas comunicações e artigos publicados em Atas de Congressos e em revistas científicas nacionais e internacionais, incluindo cerca de sessenta artigos em revistas científicas indexadas. Mais informações:
http://orcid.org/0000-0002-7135-8603
http://www.researcherid.com/rid/A-7100-2013
https://www.researchgate.net/profile/Maria_Veiga2
 
Marluci Menezes é Geógrafa, Mestre e Doutora em Antropologia, Investigadora no LNEC, onde desde 1991 estuda as culturas urbanas de uso e apropriação do espaço, de conservação do património e de reabilitação urbana. Membro convidado do GT Derecho a la Ciudad en América Latina do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais/CLACSO. Foi Coordenadora do Núcleo de Ecologia Social/LNEC (maio 2009/2013), Professora convidada no Instituto de Pesquisa e Tecnologia/IPT – São Paulo (2010) e na UNICAEN/Baixa Normandia (2012). Na área da intervenção socio-urbanística, coordenou o Apoio Técnico-Metodológico ao Projeto “Velhos Guetos, Novas Centralidades” (fundos EFTA). Presentemente estuda as questões socioculturais associadas ao uso e conservação de recursos patrimoniais, às dinâmicas de adaptação aos processos de transformação urbana, e à relação entre património material e imaterial na conservação do património arquitetónico. É autora e/ou co-autora de diversas publicações. Mais informações em:
https://lnec.academia.edu/MMenezes
https://lnec.academia.edu/MarluciMenezes
http://lattes.cnpq.br/1979542211424674
http://orcid.org/0000-0001-7031-0053
https://www.researchgate.net/profile/Marluci_Menezes
 
Marta Santos, Doutoranda em Arquitetura, Conservação e Restauro pela FAUL, com uma bolsa de estudos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2013). Mestre em Reabilitação da Arquitetura e Núcleos Urbanos pela FAUL (2012) e cujos trabalhos incluíram o Projeto de Investigação FCT LIMECONTECH - "Conservation and durability of historical renders: compatible materials and techniques" e com uma bolsa de estudos em Reabilitação de Investigação DECivil-FAUTL /CIAUD. Pós-graduada em Património Cultural Imaterial pela ULHT (2012). Formada em Arquitetura pela FAUL (2001). Integrou as equipas do Gabinete Técnico de Apoio às Aldeias do Barlavento (2002 - 2003) e do Sotavento (2006 - 2007), do Projecto MITR Metodologias de Intervenção e Técnicas de Reabilitação (2004 - 2006) e Museu Municipal de Tavira (2008 - 2011). Tem-se dedicado à interpretação e investigação da paisagem cultural e da arquitetura vernácula da região do Algarve, tendo resultado na edição, em co-autoria, das publicações “Património Rural Construído do Baixo Guadiana” (2004, ISBN 972 99686-1-6), “Materiais, sistemas e técnicas de construção tradicional: contributo para o estudo da arquitectura vernácula da região oriental da serra do caldeirão” (2008, ISBN: 978-989-8208-01-9) e “Cidade e Mundos Rurais. Tavira e as sociedades agrárias” (2010, ISBN: 978-972-8705-38-1).
 
Martha Lins Tavares é conservadora-restauradora, formada pela Universidade Federal de Mina Gerais, Brasil, desde 1986; com especialização no ICCROM, onde frequentou o curso Princípios Científicos da Conservação (SPC) em 1995; em 1998 obteve o grau de Mestre em História da Arte, na Universidade Lusíada, Lisboa, com a tese intitulada A rua do Bom Jesus no Bairro do Recife – Um estudo sobre o uso da cor em fachadas de edifícios históricos;. em 2009 obteve o grau de Doutor em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura (FA) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL) com a tese A conservação e o restauro de revestimentos exteriores de edifícios antigos – uma metodologia de estudo e reparação. Desenvolveu atividades no LNEC de 1996 a 2011, no âmbito da conservação dos revestimentos exteriores antigos, onde participou em diversos projetos nesta área. É ainda autora e co-autora de diversos artigos e comunicações técnicos e científicos (link CVitae:)http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5239829439658416
 
Paulina Faria é Professora Associada na Universidade Nova de Lisboa. Publicou 16 artigos em revistas especializadas e 40 trabalhos em actas de eventos, possui 7 capítulos de livros e 1 livro publicados. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Atua na área de Engenharia Civil Nas suas actividades profissionais interagiu com 31 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Mais informação em: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=4660013672594702

voltar